w9Z5pG6bReLLQAAAABJRU5ErkJggg==
 

INTRODUÇÃO / ENQUADRAMENTO

A Liga Play é um projeto que visa proporcionar aos jovens fãs e praticantes de desporto, oportunidades de competir de forma saudável e monitorada, ao mesmo tempo que são formados e educados para serem Homens/Cidadãos respeitados e respeitadores, e criando condições para perpetuar este tipo de atividades nas suas comunidades. Assim, foi natural o desenvolvimento do projeto envolvendo de forma responsável e organizada, numa primeira fase, as Escolas de Futebol Infantis e Juvenis, sem perder o focus ao desporto no geral.
Este projecto tem como um dos principais objectivos integrar e manter ocupados, através do desporto, jovens de diversas faixas etárias, contribuindo a assim para o aumento da inclusão social, bem como para a diminuição de criminalidade infantil/juvenil.
O aspecto ensino é também  uma preocupação constante, sendo um dos pilares do projecto, promovendo a consciencialização da importância da dedicação e aproveitamento escolar, como forma de maximizar um futuro risonho às crianças.  

1ª EDIÇÃO (FUTEBOL)
A 1ª Edição, que teve a modalidade de futebol, foi realizada no primeiro semestre do ano de 2015 e contou com a colaboração de várias entidades parceiras. No total participaram activamente 317 crianças, provenientes de 13 escolas, que disputaram, em 13 jornadas, mais de 70 jogos, sempre no escalão SUB13. Essa edição teve grande aceitação no seio dos jovens participantes e mereceu críticas positivas de várias entidades.
Durante essa edição, a LigaPlay dinamizou uma formação com o Mister Lúcio Antunes, de modo a capacitar os monitores das escolas de formação. (http://anacao.cv/2015/04/30/liga-play-promove-formacao-de-monitores-de-futebol-com-lucio-antunes/)

2ª EDIÇÃO (FUTEBOL e ANDEBOL)
Considerando o sucesso da 1ª edição, a Comissão Organizadora da Liga Play (CO) decidiu dar continuidade ao projeto e, na 2ª Edição, estiveram presentes 28 equipas provenientes de 18 escolas de diversas zonas/localidades de Santiago, nomeadamente, da Assomada, Achada São Filipe, Ponta d’Água, Tira Chapéu, Terra Branca, Achada Santo António, entre outras. O número de inscritos aumentou para perto de 600 crianças, tendo sido realizados mais de 360 jogos nos escalões de SUB11 e SUB13. Os jogos foram todos realizados no Campo de Sucupira da Achada Santo António, à semelhança do que foi a 1ª Edição.
A novidade nessa segunda edição/epoca, foi a inclusão da modalidade ANDEBOL, em estreita parceria com a Associação Regional Andebol Santiago Sul, onde foram disputados jogos nos escalões de SUB17 e SUB20, tanto no feminino (130 praticantes) como no masculino (150 praticantes). Estiveram também envolvidas equipas com atletas de várias zonas, nomeadamente São Domingos, Salineiro, Lem Ferreira, Paiol, Achada Grande, Lem Cachorro, Moinho, Várzea, Achada Santo António, entre outras. A LigaPlay Andebol, possibilitou à ARASS desenvolver actividades paralelas, nomeadamente mini-andebol, envolvendo crianças entre 6 e 15 anos, num total de cerca de 300 crianças.
Na componente formação, a LigaPlay apoiou a componente arbitragem, através da Escola de Formação Prédio (http://www.inforpress.publ.cv/desporto/113122-associacao-desportiva-recreativa-e-cultural-predio-capacita-arbitros-de-futebol-de-formacao)
Ainda durante a segunda edição foram distribuídos telemóveis a todas as escolas que participaram na LigaPlay (oferta da Unitel T+), bem como oferta de 70 bolas de futebol.

3ª EDIÇÃO (FUTEBOL e ANDEBOL)
Tornando-se já um projecto muito acarinhado, a CO deu inicio à 3ª edição, época 2016/2017.
No futebol a grande novidade é a inclusão do escalão SUB15, passando assim a contar com 3 escalões, visto já existirem os escalões SUB11 e SUB 13. As competições começaram no dia 5/Nov/2016, e terão a duração de aproximadamente 6 meses, com conclusão prevista para o mês de Junho/2017. No total, as inscrições atingiram mais de 900 crianças, distribuídas em 13 equipas por escalão, totalizando portanto 39 equipas, provenientes de 20 escolas de futebol das zonas de Achada Santo António, Assomada, Ponta d' água, Achada Grande Trás, São Filipe, Achada Grande Frente, Safende, Tira-Chapéu e Calabaceira.
Ainda durante esta edição, conta-se lançar o escalão SUB17, continuar a promover a modalidade Anebol, bem como eventuais outras modalidades.
Também durante esta edição, estão previstas e em vias de formalização, protocolos que permitirão oferecer materiais às escolas de iniciação desportiva, nomeadamente bolas e cones, bem como criar condições para adquirir as mesmas, em condições especiais, através de subsídios.

4ª EDIÇÃO (FUTEBOL)
Nesta edição, o projecto acresceutou mais um escalão, tendo os SUB17 pela primeira vez em Santiago (Praia)
A partir desta edição, todos os escalões têm uma fase de grupo e uma fase final de eliminatórias. As quatro melhres equipas de cada escalão, passam para a segunda fase, começando com as meias finais a duas mãos, e a disputa pelo 3º lugar e final a uma mão.
Na Praia, estiveram inscritos um total de creca de 1.200 jovens jogadores, provenientes de 48 equipas, e distribuido pelos escalões de SUB11, SUB13, SUB15 e SUB17.
Foi também refoçada a parceria com Santo Antão Sul (segunda edição), bem como estabelecidas parcerias com S. Vicente (coordenação da ARFSV), Sal (coordenação da CM do Sal), S. Nicolau (em parceria com a ARFSN), e Tarrafal de Santiago (parceria com a CM Tarrafal).
Com o total de 6 regiões a competirem, acredita-se estar já próximo de 3.000 crianças/jovens a competirem de forma saudável, mantendo assim o focus em algo saudável como é o Desporto, evitando caminhos menos desejados.

PARCEIROS

Realizar um projecto desta natureza em Cabo Verde, só é possível com a parceria de algumas entidades tanto nacionais como internacionais, que apoiam em quantidade, formas e periodicidade que for possível.

São os casos de UNITEL T+, DGD – Direcção Geral dos Desportos, CMP – Câmara Municipal da Praia, Banco Interatlântico, RecoShop, Alucar, Silmac, Tecnicil, Estádio Nacional, Deco, Rangel, Rio Caima, Simovel, Associação Desportiva Relâmpago, Academia Dragon Force do FCPOrto, Hotel Vip Praia, Restaurante Poeta, Garantia, Cabeólica, SITA, LoboSolar, Moave, Boutique Hotel Pescador, Primavera, TND, SGL Construções Metálicas, SCT, Matec, ARFSV, ARFSN, ARFSAS, CMSal, CMTarrafal de Santiago, FA - Forças Armadas, SGL, Manuel Gomes dos Anjos e Filhos,Boavista da Praia, Vivo Energy, entre outras entidades singulares e colectivas.

Não obstante os diversos apoios tanto a nível de materiais, como de transporte, entre outras formas, a colaboração pontual de todos os que estiverem disponíveis para tal, é fundamental, garantindo assim a sustentabilidade do projecto.


AEFCV - Associação Escolas de Futebol de CV
Tendo em conta a evolução do projecto, a CO identificou a necessidade de criar uma entidade que apoiasse a gestão do mesmo, pelo que criou a AEFCV, que tem por finalidade:
"congregar pessoas, físicas e jurídicas, com o propósito de promover actividades direccionadas à educação através da pratica desportiva/futebol, com o objectivo de promover valores, conscientização e valorização da vida humana, e da integração social".
Para atingir esse propósito, a AEFCV propõe-se apoiar a organização desportiva e administrativa dos clubes e escolas filiados, nomeadamente no cumprimento dos requisitos necessários para reconhecimento das instituições oficiais que gerem o futebol. Promover formações dos dirigentes, monitores e das crianças e adolescentes inscritos nos clubes ou escolas filiados.

PERSPECTIVAS
 
2017/2018
Considerando o sucesso das edições anteriores e o reconhecimento a nível nacional da importância do projecto, a CO da LigaPlay, através da AEFCV, pretende alargar o projecto a outras ilhas, estando já em andamento as acções para a implementação nas ilhas de Santo Antão, S. Vicente, Sal e S. Nicolau
 
2018/2019
Estando já implementado em diversas regiões, pretende-se alargar para outras ilhas, promover um evento Nacional, bem como aumentar os escalões. Na cidade da Praia, está prevista a criação do escalão SUB19, bem como um escalão único escalão feminino, que tudo aponta que seja SUB16

SER PARCEIRO!
Ser parceiro LigaPlay, significa acreditar no projecto, e no impacto que está a ter na sociedade cabo-verdiana, apoiando as crianças tanto a nível de inclusão social, bem como a nível de aproveitamento escolar, não menosprezando a forte componente e contribuição na luta contra a criminalidade infantil, mantendo as crianças ocupadas com prática desportiva e actividades extra curriculares.
Nesse contexto, convidamos a todos os amantes do desporto em geral e dos entusiastas de projectos centrados essencialmente no apoio e criação de oportunidades a crianças, a clicarem no botão "Seja Parceiro!" e deixarem a vossa contribuição.
CONTACTOS:
LIGA PLAY
         E-Mail: ligaplaycv@gmail.com
         Telem: +238 9128409 / +238977 1574 /+2389190937
AEFCV
        E-Mail: aefcaboverde@gmail.com
        Telem: +2389190937

REFERÊNCIAS:

Página:www.ligaplaycv.com

Facebook: www.facebook.com/LigaPlayCV

FairPlay - Reportagem Liga Play 1ª Edição: http://www.rtc.cv/index.php?paginas=47&;id_cod=42823&nome_programa=Fair%20Play&data=2015-07-31&codigo=fairplay

Formação de monitores: http://anacao.cv/2015/04/30/liga-play-promove-formacao-de-monitores-de-futebol-com-lucio-antunes/

Formação de arbitragem: http://www.inforpress.publ.cv/desporto/113122-associacao-desportiva-recreativa-e-cultural-predio-capacita-arbitros-de-futebol-de-formacao

Reportagem LigaPlay 2ª edição: http://rtc.cv/index.php?paginas=47&;id_cod=49201

Reportagem LigaPlay 3ª edição :http://www.rtc.cv/index.php?paginas=13&;id_cod=53601

 

Calendar
November 2019
SunMonTueWedThuFriSat
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Follow all of the competition's information on your iPhone or Android phone
Contact organizer
Send message
Follow us
Sponsors
PLAY +
Look PLAY +
AEFCV
Look AEFCV
CABEOLICA
Look CABEOLICA
CMP
Look CMP
GARANTIA
Look GARANTIA
Hotel Vip Praia
Look Hotel Vip Praia
MOAVE
Look MOAVE
Banco Interatlântico
Look Banco Interatlântico
LOBOSOLAR CV
Look LOBOSOLAR CV
MATEC
Look MATEC
PRIMAVERA
Look PRIMAVERA
SITA
Look SITA
Construções Metálicas de CV
Look Construções Metálicas de CV
UNITEL T+
Look UNITEL T+

Your browser was unable to load all of our website's resources. This is probably due to a firewall, a proxy or one of your browser's addons or settings.

You can press Ctrl + F5 or Ctrl + Shift + R to force your browser to reload them. If this does not work, try using a different browser or contact your system administrator or ISP to solve this problem.